Home » Destaque » Carnaval: veja como é a festa em 5 destinos internacionais

Carnaval: veja como é a festa em 5 destinos internacionais

por Redação
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestDigg this

É verdade que no Brasil celebramos o carnaval de maneiras únicas e com vários estilos. São bloquinhos de rua, desfile de escolas de samba, frevo, trio elétrico entre outros. Mas não é só no país tropical que a festa acontece. Um dos carnavais internacionais mais famosos, por exemplo, é o de Veneza, conhecido pelas máscaras e os trajes que pouco lembram a festa no Brasil.

Para mostrar que outros destinos também curtem a folia, fizemos uma lista de outras ruas que são tomadas por fantasias e muito alegria nesta época do ano. Conheça em qual parte do mundo estão outros foliões:

Alemanha – Colônia

O carnaval de Colônia é um dos mais tradicionais do país germânico.

Um dos mais tradicionais é o carnaval de Colônia e na região do Reno – mas também acontece em Düsseldorf, Bonn e Berlim. Isso começou por lá em 1823, quando foi criado um Comitê de Organização. E, desde então, todo fevereiro as ruas são tomadas por pessoas fantasiadas e uma festa regada a muita cerveja.

A diferença é que lá, a festa carnavalesca começa antes; exatamente em 11 de novembro, às 11h11, quando acontece o desfile de abertura na cidade. Depois os destaques são anteriores à Quarta-Feira de Cinzas.

Na Alemanha, o carnaval é chamado de “Fasching”, “Fasnacht” ou “Karneval” (a palavra que vem do latim medieval carnelevare, ou seja, adeus à carne, de acordo com descrição do Consulado Alemão no Brasil)

Veja imagens no blog Ke Viagem.

Bahamas – Nassau

O carnaval Junkanoo em Nassau, acontece anualmente entre abril e maio. São três dias de festa que inclui shows, desfile com fantasias e carros alegóricos. Um dos destaques é o Da Cultural Village, um espaço de entretenimento com eventos musicais, feira de artesanato, feira de gastronomia e feira cultural.

Nas ruas, os foliões curtem o que chamam de Road Ferver, desfile tradicional com músicas, máscaras e fantasias típicas do carnaval Junkanoo. Fazem parte de carnaval Junkanoo: esponjas do mar, folhas, pano e papel de seda. Os trajes também são produzidos com papel crepe e então colado ao papelão, tecido ou madeira. Geralmente consistem de uma peça tocada no ombro e peito, que são muito elaboradas e cores brilhantes.

Desfile de Carnaval de Barranquilla (Crédito de foto: Carnaval Studios)

Desfile de Carnaval de Barranquilla (Crédito de foto: Carnaval Studios)

Colômbia – Bogotá e Barranquilla

O carnaval de Bogotá acontece em agosto no Parque Simón Bolívar, e atividades nas ruas e praças do centro da cidade. Há shows de mais de 2 mil artistas em ritmos tradicionais colombianos, como salsa, cúmbia, pito, mapalé e outros sons populares.

Já o carnaval de Barranquilla, considerado pela Unesco como Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade, acontece em fevereiro, no mesmo período em que é realizado no Brasil. Porém, como divulga o guia oficial de Turismo da Colômbia, o pré-carnaval começa no meio de janeiro, com bloquinhos de rua e desfiles de grupos folclóricos.

Estados Unidos – Mardi Gras

O carnaval de Nova Orleans, no estado de Lousiana, é bem famoso. É o Mardi Gras, que acontece no mesmo período que no Brasil, um dia antes da Quarta-Feira de Cinzas. A diferença é que lá acontece um desfile em homenagem aos personagens mitológicos: Endimião, Orfeu, Baco e rei Zulu.

Além dos tradicionais desfiles, os foliões se juntam em bailes de máscaras ou celebram a época com piqueniques ao lado do Rio Mississipi. No Mardi Gras, as cores que predominan no carnaval são dourado, que representa o poder, o verde, que significa fé, e o roxo, que significa justiça. De cima dos carros alegóricos, os participantes costumam jogar colares, brinquedos e flores ao público.

Suíça – Lucerna

Um dos destinos carnavalescos mais improváveis da lista, os suíços também sabem aproveitar o momento festivo. A matéria do Swissinfo.ch disse que no ano passado mais de 14 mil foliões enfrentaram o frio para assistir o desfile que rola por lá anualmente nesta época do ano.

Durante a abertura de carnaval, que acontece com uma chuva de papel picado, os blocos desfilam nas ruas ao som de “Guuggenmusige”, o estilo musical carnavalesco tradicional da cultura que domina na Suíça e outras regiões no sul da Alemanha. Deve ser bem diferente, né?

A folia também acontece em outras cidades do país, como Basileia, na região de Friburgo,  Evolène e Wassen. Veja o calendário do Centro de Turismo da Suíça aqui.

Tags

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *